Resíduos

 

NOVA REDE DE ECOPONTOS

EM BREVE NA SUA FREGUESIA...

 

Recolha de resíduos porta a porta: mais informações.

ecopontos

 

Reciclagem

Já pensou bem neste problema?
Por dia grandes quantidades de lixo são geradas em todas as cidades do mundo, trazendo problemas de armazenamento e destruição de tantos resíduos.
Num mundo cada vez mais consumista, em que cada produto adquirido gera lixo, este torna-se um problema de presente e futuro.
Embora papel, plástico e vidro não sejam geradas em tão grandes quantidades como o restante lixo, também é responsável por uma boa parte, a qual agora pode ser aproveitada por um processo a que chamamos reciclagem.

O que é a reciclagem?
A reciclagem é um processo em que podemos aproveitar os materiais “jogados fora” em materiais novos que pouca diferença fazem dos originais.

Quais os benefícios da reciclagem?
Ao reciclarmos estamos a proteger o nosso futuro de doenças, cheiros e custos ambientais.
Materiais reciclados são também mais baratos e tornam-se mais acessíveis.
Produzir produtos reciclados economiza energia, pois o seu processo é mais rápido do que os produtos originais, e são salvos alguns recursos naturais importantes, como árvores, petróleo e minério.

O que pode ser reciclado?
- Papel
- Revistas, jornais, cadernos, etiquetas, caixas, fotocópias, envelopes, rascunhos, papel de fax, poster, postais.
- Vidro
- Boiões, garrafas, frascos.
- Plástico
- Embalagens, sacos, copos de plástico, sacos aperitivos.
- ECB (Embalagens cartão para bebidas)
- Ex: Tetra-Pak
- Metal
- Latas, conservas.

Onde e como reciclar?
A Praia Ambiente, disponibiliza por todo o concelho vários repositórios para colocação de produtos a reciclar, incluindo o pilhão.
Ecopontos Amarelo: plástico e metal
Ecopontos Azul: papel e cartão
Ecopontos Verde: vidro.

 

 

O que fazer com os óleos alimentares?

Mais informações no folheto informativo disponível aqui.

Sabia que...

Os óleos alimentares usados quando lançados na rede de saneamento provocam corrosão e entupimento das canalizações dos estabelecimentos, cantinas e dos colectores municipais, bem como problemas de funcionamento das estações de tratamento das águas residuais. Quando lançados no meio envolvente (água ou solo), provocam graves problemas de poluição ambiental e, consequentemente, prejudicam a qualidade de vida de todos nós. Para além dos danos acima mencionados, o lançamento na rede de saneamento ou no meio envolvente constitui uma prática ilegal punível por lei.


Que destino dar então aos óleos alimentares usados?
A solução para este problema ambiental passa pela RECOHA SELECTIVA e encaminhamento para VALORIZAÇÃO dos óleos alimentares usados, os quais dar origem à produção de biodiesel. A praia ambiente, e.m., consciente da problemática dos óleos alimentares usados, disponibiliza, aos estabelecimentos produtores, contentores de 30 litros, onde os óleos deverão ser guardados. A recolha dos óleos alimentares usados é realizada às Quintas-feiras, pela Praia Ambiente, E.M., mediante acordo prévio, sem quaisquer encargos para o produtor.

Vantagens para estabelecimentos de restauração:
- Cumprimento das obrigações legais no domínio da gestão de óleos Alimentares Usados;
- Prevenção de problemas como a corrosão e entupimento das tubagens do estabelecimento associados aos óleos Alimentares Usados;
- Promoção da boa imagem pública do restaurante e dos seus compromissos ambientais.

Vantagens para a praia ambiente:
- Prevenção de situações de depósito de Óleos Alimentares Usados na rede pública de esgotos e colectores municipais com graves inconvenientes para o desempenho da estação de tratamento de águas residuais;
- Menor contaminação dos resíduos sólidos urbanos destinados a aterro;
- Menor contaminação dos solos e linhas de água.

Qual o destino dos óleos alimentares usados recolhidos?
Os óleos alimentares usados recolhidos pela Praia Ambiente, E.M. serão utilizados para a produção de biodiesel.
O biodiesel é um combustível alternativo ao gasóleo, que pode ser utilizado nos motores diesel, cuja utilização traz vantagens para o ambiente.

Fique a saber que...
Já é possível reciclar as garrafas de óleo alimentar, as quais anteriormente teriam de ser colocadas no contentor indiferenciado para a posterior deposição em aterro sanitário.
A problemática associada a este tipo de resíduos, dadas as suas características físico-químicas, já é ultrapassável, pela sua reciclagem.

Assim, já pode depositar as garrafas de óleo alimentar no ecoponto amarelo.

 

Dejetos animais

Consulte o folheto da Praia Ambiente aqui.

Pretende-se alertar o cidadão para este problema que constitui uma ameaça à saúde pública por ser veiculo de transmissão de doença e por ser um impacto negativo na vida dos praienses. Não se esqueça que você é responsável pelo seu animal de estimação.

Vamos manter as ruas, passeios e jardins limpos.