Paróquia de Santa Rita

Orago: Santa Rita de Cássia

Situada no meio da Serra de João de Teive, quase a uma légua da Praia, tem hoje junto a si a moldura do aeródromo das Lajes. Beneficiou grandemente dessa particularidade, tornando-se localidade considerável.

santa rita img1

O Capitão Manuel Inácio Ornelas a fundou em 1753, sendo Bispo D. Frei Valério do Sacramento. No tempo em que ainda não era Curato, pagava o povo a um padre as missas nos dias de preceito. Embora pequena, de um só altar, como limite de paróquia servia a «muita abastada povoação», seus subúrbios e contornos, ainda pela concorrência dos caminhos das Serra e das Pedreiras. A freguesia de Santa Cruz corta ali para poente.

Elevada a Curato, por Decreto de 14 de Agosto de 1861. Dispõe desde 1905 do Santíssimo Sacramento (A União, de 23 de Março).
Face à sua pequena dimensão – ignoramos se sofreu de algum acrescento ou se mantém a traça original – em 1969 recebeu o aumento do pórtico que proporciona maior facilidade de acesso ao público. Obra do atual Cura, Padre João Anatólio da Rocha Borges.

Dispõe, é evidente, de um retábulo. E de um coro alto.

Nesta Serra existiam mais duas ermidas: a de Nossa Senhora da Luz, a meio. E outra, na extremidade da Praia, a de S. Tiago – nome que se lê em antigos papéis e acabou por predominar, pois agora já ninguém lhe chama Serra de Diogo de Teive, mas Serra de S. Tiago.

in “As Freguesias da Praia” de Pedro Merelim